BOAS MANEIRAS EM UM ATENDIMENTO EM SEU SALÃO
ESSA POSTAGEM Á PARA TODAS AS ASSISTENTES DE CABELEIREIROS, MANICURES, MAQUIADORAS, E ATÉ MESMO OS CABELEIREIROS QUE TEM SEU SALÃO A ALGUM TEMPO OU QUE PLANEJAM MONTAR SEU SALÃO:
Existe profissionais donos de seus salão de beleza que não tem noção desse detalhe em 20 anos de profissão as vezes basta alguém dar aquele toque a pessoa acorda e aprende, ou aquelas que se informam muito antes de ter seu salão, resumindo, ela age com cautela, quando agimos com cautela é tudo muito mais fácil, mais como errar é humano a lei de aprender é a mesma coisa, não tem escapatória elas também tem muito o que aprender, até eu que estou escrevendo essa postagem nesse momento, eu também tenho muito o que aprender, e como eu tenho, e tem um detalhe simples HUMILDADE, quando somos humildes crescemos profissionalmente por isso é importante saber as boas maneiras de um bom atendimento:
Existe profissionais donos de seus salão de beleza que não tem noção desse detalhe em 20 anos de profissão as vezes basta alguém dar aquele toque a pessoa acorda e aprende, ou aquelas que se informam muito antes de ter seu salão, resumindo, ela age com cautela, quando agimos com cautela é tudo muito mais fácil, mais como errar é humano a lei de aprender é a mesma coisa, não tem escapatória elas também tem muito o que aprender, até eu que estou escrevendo essa postagem nesse momento, eu também tenho muito o que aprender, e como eu tenho, e tem um detalhe simples HUMILDADE, quando somos humildes crescemos profissionalmente por isso é importante saber as boas maneiras de um bom atendimento:
Manual das boas maneiras no atendimento
Além de oferecer um bom serviço, a fidelização nos salões de beleza depende da qualidade do atendimento. É importante que os donos dos estabelecimentos fiquem de olho no comportamento dos funcionários, para evitar clientes decepcionados. O primeiro passo do bom atendimento é receber o cliente sempre com um sorriso no rosto.
Mais do que ser simpático e educado, os horários devem ser respeitados religiosamente. "Isso expressa o quanto o cliente é importante".Resumindo deve se ter compromisso e organização.
Outra atitude indicada pela consultora para valorizar o cliente é tratá-lo pelo nome. Oferecer água e café também faz parte do protocolo de atendimento e demonstra atenção. "Seja simpático sempre! Caso não possa dar a atenção adequada, por ser um dia atípico, peça desculpas por isso. O cliente sempre entende!"
Quanto aos hábitos que devem ser esquecidos, jamais deve dar uma de "estrela" e não respeitar a individualidade do cliente. "Alguns profissionais falam demais e perguntam mais ainda!", isso não termina bem.
Nunca misture a vida pessoal, amorosa, familiar , com profissional, o que os clientes tem a ver se você separou do marido ou da esposa? O que os clientes tem a ver se seus filhos dão trabalho na escola e se sua filha está namorando com um rapaz que você não aprova? O que os clientes tem a ver se você está com problemas financeiros e com dividas? O que os clientes tem a ver se você acordou com o pé esquerdo de mal humor ou até de TPM? Os clientes não tem culpa da sua vida esta sendo difícil de você estar sozinho(a) sem a pessoa que ama, os clientes não tem culpa se está de mal humor ou de TPM se os seus filhos estão dando trabalho se brigou com irmão ou namorado... Local de trabalho é a hora de não apenas esquecer tudo e seguir em frente mais saber separar, tem manicure ou cabeleireira(o) que briga com o marido e no outro dia enquanto trabalha começa a ficar agindo normal, até a cliente contar seu problema que por coincidência é parecido, dai nesse embalo a cabeleireira(o) começa com a famosa frase, " eu sei bem como é, todos os homens são iguais(ou mulheres se for um cabeleireiro conversando) e dai nisso não só conta o que aconteceu com o marido mais fala mal de todos os homens até do marido, pra piorar algumas pra tentar ajudar dão conselhos falando, se valoriza, não procura mais ele(ela) se ele (ela) ligar seja difícil pois assim eles(elas) dão valor, dai depois o casal faz as passes e você ainda fica com a fama de invejosa de má influencia, de mal amada, ou que fala demais, nisso as clientes afastam ou por conta própria ou porque o marido não quer. o cabeleireiro é o psicologo da beleza o que é psicologo é alguém com dom de ouvir e entender por isso tem faculdade de psicologia, imagina no consultório um psicologo contar sua vida pessoal ao paciente e dizer larga dele, ele não te merece ou então falar, se sua mãe é não te ama como você diz então vá morar com seu pai casa, imagina como seria? a pessoa dar conselho é uma coisa já invadir a privacidade não é bom pois a pessoa não só perde a confiança mais não relaxa não sente bem naquele lugar.
Manicure, depiladora, maquiadora cabeleireira são psicólogos da beleza se for um assunto alegre eles podem falar só que menos, tipo, dando aquela opinião rápida, por exemplo se o assunto for politica e tiver falando de um presidente primeiramente concorde pois a cliente sempre tem razão, sempre fale assim, realmente, esse pais está complicado, esses caras estão jogando sujo, prefiro nem comentar muito deles não vale a pena mais você tem razão tá uma roubalheira, é bem complicado. Para não ficar o clima tenso e você parecer fofoqueira mude de assunto perguntando? quer a escova pra fora ou pra dentro nisso a cliente vai perceber que por mais que você de sua opinião você leva seu trabalho a sério e não é de conversa, e claro ganha ponto com ela pois satisfeita a cliente volta e sente confiança em você pois fala na hora certa, passa calma, ouve muito e da sua opinião de forma sábia, naturalmente forma um elo de amizade pois assim ele o vê como sua amiga(o) de verdade, a regra pra ganhar um cliente é ouvir falar menos dar sua opinião em poucas palavras e concordar, não puxando o saco, seja você mesmo, seja sincero transparente pois as vezes nem sempre dá pra concordar se discorda não fala nada apenas diga, complicado, é assim mesmo, se estiver falando de politica e o assunto for do partido que você não goste e a pessoa goste e vota apenas ouça e não opine nada, pois tem clientes que são obcecados pela politica e é aonde por qualquer coisa defende o presidente e as leis que eles criam para o Brasil, opiniões e gostos diferentes é normal, o segredo de ter um bom amigo do seu lado é respeitando isso na pessoa e ser sempre simpático, e sempre tenha paciência, se respeitar os gostos e a opinião do cliente ele não apenas volta em seu salão como passar a ser seu grande amigo, experiencia própria tenho amizade com uma depiladora há muitos anos e com uma cabeleireira em salões diferentes, e eu sou cliente das duas.
Em seu ambiente de trabalho mantenha sempre um tapete na entrada que esteja escrito BEM VINDO! Pois assim causa presença e organização terminou a unha e o corte de cabelo varre as cutículas e os cabelos, se logo em seguida chegar outro cliente deixe-o no canto para depois pegar a pá e jogar no lixo. Pela manhã para manter limpo passe um pano e logo dê um cheirinho perfumado no ambiente pois assim causa boa impressão. Materiais de unha ao usar na hora esterilize, ouviu manicures que estão lendo isso? é bom ter em mente passo a passo de organização eu garanto que você vai longe na área da beleza.
Como uma boa organização pode melhorar o meu salão!
Agenda
Pode parecer óbvio o motivo pelo qual sua agenda deve estar sempre organizada. Afinal, confundir os horários de seus clientes e profissionais, marcar dois serviços no mesmo dia e horário ou até mesmo esquecer de agendar é algo inadmissível e irá gerar, não só situações desagradáveis, como fará com que você perca sua clientela.
Porém, o que poucos percebem é que sua agenda não serve apenas para marcar horários. Uma agenda bem organizada pode ajudá-lo, no final do mês, a identificar diversos padrões de comportamento, como, por exemplo:
Porém, o que poucos percebem é que sua agenda não serve apenas para marcar horários. Uma agenda bem organizada pode ajudá-lo, no final do mês, a identificar diversos padrões de comportamento, como, por exemplo:
- Os dias em que seu salão tem mais movimento. Assim, você poderá criar promoções para atrair clientela nos dias de menor frequência.
- Clientes que frequentam seu salão sempre no mesmo dia e horário. Atrais novos clientes é sempre bom, mas é de extrema importância cuidar bem e manter os seus clientes mais fiéis.
- Possíveis ajustes que devem ser feitos na jornada de trabalho de seus profissionais, para adequar seus horários aos horários em que os clientes mais procuram seus serviços.
- COMPROMISSOS E ORDEM
- 1. Inovação: clientes gostam de novidade. Por isso, ofereça serviços diferenciados, lançamentos de produtos, técnicas inovadoras de corte, coloração, maquiagem etc.2. Atendimento: clientes querem ser bem recebidos. Um bom atendimento faz com que eles voltem ao salão e o divulguem aos seus amigos e familiares. Já um mau atendimento espanta a clientela.3. Visual: a estética e decoração do salão de beleza também são importantes. Assim como um ambiente limpo e organizado.4. Marketing: uma boa divulgação dos produtos e serviços oferecidos traz clientes ao salão. Use a internet e as redes sociais para falar sobre o seu estabelecimento.5. Comodidade: atenda em horários diferenciados e flexíveis. Salões que atendem até mais tarde, ou mesmo abrem mais cedo, podem atrair novos clientes.6. Conforto: clientes querem se sentir em um lugar aconchegante. Uma cadeira mais confortável, um espelho maior e mais bem posicionado, uma iluminação mais agradável, serviço de manobrista, chá e cafezinho. Pequenos mimos podem atrair e fidelizar os clientes.7. Rapidez: o cliente quer ganhar em tempo, mas sem perder em qualidade. Por isso, procure atender com rapidez e agilidade.8. Promoções: desconto para experimentar novos produtos, combos de serviços e cartão fidelidade podem atrair mais clientes. Só não se esqueça de oferecer valores coerentes com o mercado.9. Boa equipe: o cliente quer ser atendido pelos melhores profissionais. É importante ter uma equipe capacitada, motivada, comprometida e dedicada.10. Segurança: beleza e saúde andam juntas. Sendo assim, lembre-se de que os procedimentos devem garantir a segurança e saúde dos seus clientes e colaboradores, além de estar alinhados com as normas de vigilância sanitária.
- Eu espero que tenha gostado das dicas e boa sorte pra quem for abrir um salão!
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