ETIQUETA NO SALÃO DE BELEZA

    ESSA DICA É PARA TODAS AS CABELEIREIRAS E MANICURES... QUE TRABALHAM OU TEM SEU SALÃO DE BELEZA PRINCIPALMENTE AS CABELEIREIRAS! EU ESPERO QUE AMEM ESSAS DICAS! SÃO DICAS PARA SAIR DE SITUAÇÕES IRRITANTES E LIDAR COM CLIENTES CHATOS.

  Sair do salão de beleza satisfeita com o próprio visual parece tarefa difícil para algumas mulheres. Cabelo que ficou curto demais, comprido demais, claro demais, repicado demais: tudo pode ser motivo para reclamar. O que poucas pessoas pensam é que os profissionais do salão sofrem com tanta amolação. Afinal de contas, existe uma etiqueta para o salão de beleza? Sim,e é por isso é importante conversar bastante com o cliente para ter certeza do que ele quer" para não ter erro e você não ficar sendo o vilão ou vilã da história. 
.Outra situação odiada pelos profissionais é quando o cliente leva algum acompanhante que fica opinando no corte. "Não sabemos quem ouvir, isso é anti ético, pois somente quem vai cortar o cabelo ou fazer uma unha que pode falar, não o acompanhante ainda mais se ele só for acompanhar e não fazer nada.
As manicures também têm suas reclamações. A lista é grande: clientes que marcam hora, chegam atrasadas e ainda dão "piti", pedem para trocar a cor do esmalte depois de tudo pronto e por aí vai. 
No final das contas, qualquer cabeleireiro concorda que trabalhar com a imagem das pessoas não é fácil e requer muita paciência, jogo de cintura e conhecimento. O importante é aprender a lidar com as situações do dia-a-dia e contornar as saias-justas, como todo bom profissional.
 SE VOCÊ QUER TER SEU SALÃO É PRECISO 
1- fugir de fofoca. É uma atitude, que acontecem com muitos no salão como se ali fosse um point para tal, mas que ela não gosta e que foge de qualquer prática da boa etiqueta, é a fofoca. “É inadmissível, ela infringe a ética no local, torna o ambiente muito hostil, gerando intrigas, mentiras e desafetos, tirando todo o propósito de um lugar tão descontraído e agradável quanto um salão de beleza deve ser
2-sempre manter a discrição A discrição é muito importante nesses estabelecimentos. “Não se deve falar alto, o cliente no salão também quer relaxar, além do que, falar baixo é sempre, elegante.
3- manter a ética e a etiqueta. Quando se fala em etiqueta é muito comum entrar em ética, o que não acontece por acaso. No dicionário. A etiqueta, por sua vez, é assim definida, no mesmo glossário: 1. Conjunto de cerimônias adotadas na corte e na alta sociedade. 2. Trato cerimonioso. Ou seja, uma e outra proclamam a importância de se agir de forma tão elegante que facilite e torne harmônico o convívio social.
    como fazer? "A boa observação das regras e normas do empreendimento onde você trabalha é o início de qualquer relacionamento com a empresa. Um bom profissional é aquele que consegue dosar bem a obediência, as normas e o seu processo criativo e inventivo para se tornar cada vez mais desejado, preparado e pronto para os desafios de cada dia no salão. Passamos muito tempo de nossas vidas juntos com os colegas e amigos de trabalho, e isto cria afinidades e relacionamentos duradouros. O melhor será desejarmos e trabalharmos por um ambiente mais feliz e próspero para todos.
E para seu ter seu salão é preciso estar ciente de que você tem que causar uma boa impresao não só na aparência como na personalidade, essas regrinhas simples vão ajudar no seu progresso e a ter mais elegância e etiqueta.
     – Mascar chiclete durante o atendimento;
– Parar o trabalho para atender a porta, o celular ou mesmo o telefone do salão;
– Usar decotes ousados e roupas curtas;
– Fumar e iniciar o procedimento cheirando a cigarro.
“Você é aquilo que você representa”, os profissionais de beleza devem levar as boas atitudes para além das raias do salão, para que quando forem vistos por seus clientes em outras situações possam continuar sendo reconhecidos como profissionais.

 ETIQUETA PARA ATENDER SEU CLIENTE

          A folgada
Situação: a cliente está no lavatório quando a depiladora se aproxima para dizer que, quando ela sair dali, vai atendê-la na salinha de depilação. Mas a pessoa, com pressa, não tem dúvida: levanta os braços e fala “pode passar a cera aqui mesmo”.
o que fazer? O ideal é explicar que o salão segue normas rígidas de atendimento e higiene e que, portanto, cada serviço tem um espaço adequado para ser executado. Vale também dizer – com muito jeitinho – que apesar de ela não se incomodar em se expor de tal maneira, as outras clientes, principalmente as novas, podem talvez estranhar seu comportamento.
        A mãe leviana
Situação: a cliente leva a filha para o salão, onde não há lugar apropriado para a criança ficar. Enquanto a mãe faz coloração, a garota começa a mexer nas coisas da manicure. A mãe fica quieta, a profissional pede com jeito para a menina parar, e nada. E logo outros objetos despertam sua atenção: tesouras, alicates… Se ela se machuca, a mãe ainda dá bronca em quem não viu o acidente.
o que fazer? não é preciso ficar cheio de dedos por se tratar de uma criança, com receio de amedrontá-la ou ofender a mãe. “Se não puder designar um ajudante ou um atendente para distraí-la, acho válido, sim, pedir para que a cliente controle sua filha” Isso pode ser dito com um sorriso estampado no rosto e gentileza, como: “Nossa, sua filha é mesmo uma graça, não? Muito esperta, de verdade. Mas agora, nesse momento, está atrapalhando um pouquinho… Você poderia conversar com ela, por favor?
                    A indecisa
Situação: primeiro ela pede esmalte rosa. A manicure faz, mas ela não gosta e quer mudar a cor. Outra indecisa é a que senta na cadeira e não tem a menor ideia do que deseja.
o que fazer?  em muitos casos a cliente é indecisa porque espera, mesmo que não demonstre, uma orientação do profissional. “Nem todo mundo chega com uma definição na cabeça, um profissional de verdade deve ter sensibilidade para conversar, atendê-la com carinho e, sobretudo, tempo.” Existem, porém, aquelas que são chatinhas e exigem que a manicure faça e refaça o serviço a seu bel-prazer. “Troque a cor de esmalte uma vez. Já as que gostam de “causar” – não sabem se deixam fio reto, repicam – podem ser apressadas com uma tática muito simples: avise que, enquanto ela pensa, você vai atender outra pessoa. Pode apostar que a moça chegará a uma decisão rapidinho para não ceder a vez..
        A sem-educação
Situação: é a cliente que fala em um tom de voz altíssimo no celular (às vezes no viva-voz), ouve música sem fone, liga de cinco em cinco minutos para brigar com o namorado… Há também quem traga lanche de fora e resolva comer bem no meio do salão, infestando o espaço com o cheiro de carne assada ou sushi.
o que fazer?  sugira à da comida que faça a refeição na cozinha, onde vai se sentir mais à vontade. Em nenhum dos casos, porém, dê bronca, o que provoca vergonha. Seja assertivo. Peça, com gentileza, que use os fones de ouvido ou fale mais baixo. Em casos extremos, leve a moça para um outro local – uma sala reservada, por exemplo. Afinal, muita gente vai a um cabeleireiro para relaxar. Ninguém é obrigado a suportar falta de educação alheia. “Por mais informal que seja, um salão de beleza é um ambiente profissional. E cabe ao proprietário tratá-lo como tal, impondo sua autoridade com delicadeza, sim, mas com firmeza”.
            ETIQUETA PARA AS MANICURES    
A REGRA É SIMPLES: 
- OLHAR E SORRIR PARA O CLIENTE.
-SER AGRADÁVEL E MANTER UM BOM HUMOR.
-SAUDAR O CLIENTE COM UM SORRISO NÃO IMPORTA SE É DE DIA DE TARDE OU DE NOITE FALE A PALAVRA MAGICA, BOM DIA BOA TARDE E BOA NOITE.
-ATENDER DE IMEDIATO.
-MOSTRAR BOA VONTADE E EVITAR ATITUDE NEGATIVAS.
- INFORMAR E RETIRAR DUVIDAS RAPIDAMENTE, DE FORMA OBJETIVA RAPIDA E CLARA.
- SER SEMPRE SINCERO MAIS MANTENDO A EDUCAÇÃO E A ÉTICA.
- DAR ATENÇÃO AS RECLAMAÇOES. 
-ESTAR SEMPRE BEM APRESENTAVEL. 
- FAZER AS PESSOAS SE SENTIREM ESPECIAIS.
- DEMONSTRAR ATITUDES POSITIVAS.
- COMUNICAR MENSAGEM COM CLAREZA.
- DEMONSTRAR BASTANTE INTUSIASMO. 
- E SER GENTIL NA SAIDA SEMPRE ACOMPANHANDO A CLIENTE NA PORTA.
    Responsabilidades que uma manicure deve adotar:
- nunca se atrase se tiver hora marcada
- não fale da vida alheira 
- nunca exponha demais sua vida pessoal.
- avise com antecedência se precisar cancelar seu horário.
E para finalizar é importante tanto para manicure como cabeleireira terem uma noção do que vestir, pois o vestuário estando correto tudo dá certo.
O que mais conta na hora de escolher a roupa para trabalhar é:
* Tendência
* Estilo pessoal
* Perfil da empresa ou salão de beleza
* Cargo em que ocupamos Mas temos regras básicas, que estão presentes em quase 100% do mercado de trabalho:
Você NUNCA deve usar:
* Transparências
* Decotes e roupas curtas
* Sutiã aparecendo
* Tomara–que-caia.
* Barriga de fora
* Calças exageradamente justas
Outras Dicas:
*Perfumes:
Nada de perfumes fortes, além de não agradar a todos não deixe que seu perfume substitua o aromatizante de ambiente
*Acessórios:
Não exagere neles, excesso de informação não é nada elegante.
Como se maquiar para o trabalho
Uma maquiagem discreta no ambiente de trabalho é muito importante, pois além de passar uma boa imagem, deixa a mulher mais segura. Para acertar na maquiagem para trabalho e ficar linda todos os dias, basta abusar do nude, pois nude é uma cor clássica e simples ou o famoso olhar gatinho e um batom vermelho, nessa hora chama bem atenção e te deixa elegante, o batom vermelho usando de forma correta dando harmonia no rosto, é bem simples, deixe a make-up elaborada para as festas e para a noite. Baseada nestas informações você pode montar seu guarda-roupa de trabalho com peças de preferência em cores neutras (suaves) que combinem entre si, assim você não tem como errar no visual. já para secretárias e outras empresas que não seja salão de beleza a dica é a mesma é tudo igual pois não importa o que seja e o que fazer o look para trabalho é tudo igual exceto quem trabalha em banco que deve viver de salto e saia social. 







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