REGRA BÁSICA DE ETIQUETA NO TRABALHO
Etiqueta que facilitam a vida no trabalho
Para você construir seu negócio é preciso ralar muito trabalhando para os outros, e nessa fase é difícil, vou passar umas dicas de etiqueta para aplicar em seu trabalho e que certamente vai servir quando montar seu negócio!
1 Respeito “A regra de ouro é tratar o outro como gostaria de ser tratado”, Ou seja, não faça nunca para o outro o que não quer que seja feito para você. E isso vale para todo os níveis de interação: vertical para cima ( relação com chefes), horizontal ( relação com pares) e vertical para baixo (com seus subordinados). Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito
2 Privacidade Você provavelmente passa mais tempo do dia com o pessoal do escritório do que com seus familiares e amigos. “Mas isso não dá o direito de invadir a privacidade deles”Espere a iniciativa do colega de contar algo pessoal, não force nenhuma situação e evite fazer perguntas invasivas. Ao notar que algo não vai bem, coloque-se à disposição para conversar, se quiser, mas sempre espere a outra pessoa tomar a iniciativa. “Tudo vai depender do tipo de relacionamento que há entre os colegas”. Uma pessoa que invada a privacidade de outra no ambiente de trabalho vai ser vista como indelicada, inconveniente .
3 CUIDADO COM OS APELIDOS Alguns podem considerar esta regra um pouco radical, mas, de acordo com Maria Aparecida, não é recomendável criar apelidos para as pessoas. “Apelido ou a pessoa se dá, ou ninguém dá”, diz ela, lembrando que bullying corporativo existe e é, sim, uma grande preocupação nas empresas.
4 Atenção às brincadeiras É claro que ninguém deseja trabalhar em um ambiente de atmosfera pesada, mas há um limite para o uso do humor durante o expediente.“Piadas obscenas e palavrões podem fazer com que pessoas se sintam agredidas,Lembre-se da diversidade que há em um escritório, em que pessoas de diferentes formações culturais e crenças convivem. “O ambiente de trabalho deve ser alegre e descontraído, mas não se pode perder o limite.
5 Disposição para ajudar A boa vontade em ajudar os colegas de trabalho rende bons frutos durante toda a trajetória de carreira. Se alguém já o ajudou em um momento difícil é certo que você carrega esta lembrança e estará sempre disposto a retribuir o auxílio oferecido, mesmo que já tenha se passado um bom tempo. “Espírito de servir é fundamental para que o profissional se destaque”
8 Equilibre o tom de voz Quem nunca teve um colega cuja voz ecoava em todo o ambiente? Hoje em dia, são raras as salas individuais e por isso o equilíbrio no tom de voz é importante para não incomodar as pessoas.E claro também falar muito baixo não é legal pois passa uma impressão de tímida e falar alto demais passa uma impressão de grosseira.
9 PONTUALIDADE Uma regra básica que, apesar de indispensável, é uma das
mais desrespeitadas; Não se pode atrasar, salvo se ocorrer uma situação
absolutamente imprevisível; Uma das atitudes mais desagradáveis no ambiente de
trabalho, são os atrasos; Programa sua agenda com uma folga de 10 a 15 minutos,
entre uma atividade e outra para compensar os imprevistos; Chegue na hora marcada e, caso não consiga evitar o atraso,
ligue avisando e se desculpando. E na hora do almoço almoce no horário certo e volte ao trabalho na hora marcada e assuntos pessoais comente fora do trabalho ou no almoço, é mais ético.
Para manter uma boa aparência basta sempre ter etiqueta em seu visual usando uma harmonia em seu look, pois assim causará uma boa impressão! Repare nesta imagem, a maquiagem está em harmonia o rosto bem apresentável, nada muito chamativo, e exagero, numa festa dependendo da festa é normal colorido já em ambiente de trabalho é anti ético e esteticamente causa uma má impressão e uma fama de vulgar, depende do local desvaloriza a mulher, até maquiagem colorida tem certas regras de combinação ainda mais uma para trabalho.
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